A Prefeitura de Limeira, por meio do Setor de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, promoveram na manhã desta quarta-feira (27), no Vô Lucato, a Virada Inclusiva. O evento faz parte de um programa da Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência que incentiva a participação de pessoas com e sem deficiência em ações inclusivas. Neste ano, o tema escolhido para o município foi “Vozes Unidas, Direitos Iguais”.
Participaram da solenidade de abertura, o prefeito Mario Botion, o secretário de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa, o chefe do Setor de Garantia de Direitos da Pessoa com Deficiência e presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Douglas Robinho, o vice-presidente da Comissão das Pessoas com Deficiência Aparente e Não Aparente da OAB Limeira, Willian Chaves, e a gerente do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Auditiva, Rebeca Basso – representando a presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno.
Botion agradeceu a todos que atuam no município em benefício da inclusão. Como voluntário da Associação Integrada de Deficientes e Amigos (Ainda) há 27 anos, o prefeito destacou a adoção das medidas de inclusão ao longo dos últimos anos. “Vejo que a sociedade avançou na garantia de direitos, no respeito e na inclusão, mas ainda temos um longo caminho pela frente”, afirmou.
Ao lembrar que 3 de dezembro é o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, Marcos da Costa agradeceu o convite para participar da edição do evento em Limeira. O secretário estadual esclareceu que a Virada Inclusiva foi criada em 2010 e, desde então, tem mobilizado diversos municípios como forma de conferir visibilidade ao tema. “Espero que esse essa iniciativa seja mais um marco no fortalecimento da inclusão”, ressaltou.
Ex-aluno de ciclismo do Programa de Esportes Adaptados (Proesa), da Secretaria de Esporte e Lazer, Douglas Robinho falou com entusiasmo sobre a participação no evento, ressaltando a Virada Inclusiva como oportunidade de socialização e valorização da autoestima.
Apresentações
A fanfarra da Apae, sob a regência do maestro Edi Carlos, abriu a cerimônia com execução do Hino Nacional e do Hino a Limeira. Na sequência, a banda “Som da Garagem”, formada por alunos do João Fischer – Área Visual, apresentou clássicos da MPB, entre eles, “O canto das três raças”, de Mauro Duarte de Oliveira e Paulo Cesar Pinheiro. Na área esportiva, alunas do Proesa, coordenadas pela professora de Educação Física, Denise Guimarães, realizaram apresentações de ginástica rítmica. Pessoas atendidas pela Ainda, Apae e Aril também participaram da atividade.
Também prestigiaram o evento, alunos do Campl Patrulheiros, do Senac e da Emeief Limeira, a coordenadora do Centro Educacional João Fischer Sobrinho – Área Visual, Adriana Casimiro, o Comandante da 1ª Cia da PM de Limeira, Herlon de Paula, o coordenador do Proesa, Diego Henrique Campos, os intérpretes de Libras, Fábio de Souza e Fernando Vinícius, o professor surdo do João Fischer – Deficiência Auditiva, Alexssandro Silva da Fonseca, entre outros.