Em disputa emocionante, atleta de 21 anos garante pódio nos últimos aparelhos
O Piracicabano Diogo Soares conquistou mais uma medalha nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, no Chile. Depois do bronze em equipes no fim de semana, ele ficou com a prata no individual geral, nesta segunda-feira.
A disputa foi emocionante. Diogo começou em oitavo, foi subindo aos poucos, entrou na zona de pódio no penúltimo aparelho e garantiu a segunda colocação ao cravar a apresentação final, na barra fixa.
Ele fechou com a pontuação de 81.865, atrás apenas de Felix Dolci (82.531), do Canadá. Donnell Whittenburg, dos Estados Unidos, foi bronze, com 81.764.
O desempenho consolida Diogo Soares como um dos principais nomes da modalidade no país atualmente. Ele é, até agora, o único ginasta no masculino com a vaga assegurada para Paris-2024. A classificação foi obtida no Mundial de Ginástica Artística, na Bélgica, no início de outubro, quando foi à final do geral.
Soares foi descoberto por projetos esportivos promovidos pela prefeitura de Piracicaba e vai à segunda edição de Jogos Olímpicos com apenas 21 anos.
Em Tóquio, também chegou à final e terminou na 20ª posição do individual geral. Foi o segundo melhor brasileiro, atrás de Caio Souza.