InícioLimeiraCentral de Intérprete de Libras atenderá pessoas surdas no NAC em Limeira

Central de Intérprete de Libras atenderá pessoas surdas no NAC em Limeira

O Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) agora conta com a Central de Intérprete de Libras (CIL), que funcionará em todos os serviços do NAC. A iniciativa, implantada por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), promove a intermediação entre a população surda que busca atendimento e os servidores, por meio da Língua Brasileira de Sinais.

A cerimônia de lançamento da CIL aconteceu no NAC e teve a presença do prefeito Mario Botion, da vice-prefeita Erika Tank, da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de Cid Torquato, CEO do ICOM – empresa responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento da Central. A coordenadora do Centro Educacional João Fischer – área auditiva –, Adriana Casimiro, também esteve presente.

Botion destacou a importância da CIL, em especial pelo aspecto inclusivo. “É um avanço significativo na inclusão das pessoas surdas, que agora terão um atendimento especializado e com ainda mais qualidade. Tenho certeza que isso será expandido para outros locais”, citou o prefeito. Ele ainda ressaltou que a iniciativa deve provocar outros setores da sociedade para também implantarem a ferramenta.

A Central de Intérprete de Libras é desenvolvida pelo ICOM – plataforma de tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais. Segundo a empresa, o atendimento ocorre em até 90 segundos. Os servidores de cada departamento do NAC receberão treinamentos para o uso da CIL. Durante o lançamento, houve uma demonstração de como a ferramenta funciona com o professor de Libras, Alexssandro Silva da Fonseca.

Torquato foi secretário da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, onde também implantou a Central de Intérprete de Libras. Ele parabenizou a administração por adotar a plataforma. “Isso demonstra compromisso e sensibilidade e é um passo muito importante na inclusão”, pontuou. “Em São Paulo, pude ver o impacto e a revolução que essa ferramenta causa na comunidade surda”, completou.

Foto: Divulgação NAC

Emocionada, Aucélia lembrou que, em 2014, quando atuava no Fundo Municipal de Assistência Social, um dos projetos pleiteados por ela junto ao Governo Federal foi a Central de Libras. Contudo, à época, a iniciativa não obteve o recurso necessário. “O plano de governo do prefeito Mario Botion tem como prioridade o acolhimento à pessoa com deficiência. Hoje, estou vendo um desejo pessoal sendo realizado”, afirmou. Erika Tank, que teve participação efetiva na implantação, citou que a CIL permite o acesso a direitos fundamentais a todos.


Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade Vibe Limeira

Rock in Rio