O Núcleo de Atendimento ao Cidadão (NAC) agora conta com a Central de Intérprete de Libras (CIL), que funcionará em todos os serviços do NAC. A iniciativa, implantada por meio do Centro de Promoção Social Municipal (Ceprosom), promove a intermediação entre a população surda que busca atendimento e os servidores, por meio da Língua Brasileira de Sinais.
A cerimônia de lançamento da CIL aconteceu no NAC e teve a presença do prefeito Mario Botion, da vice-prefeita Erika Tank, da presidente do Ceprosom, Maria Aucélia Damaceno, além de Cid Torquato, CEO do ICOM – empresa responsável pelo desenvolvimento e gerenciamento da Central. A coordenadora do Centro Educacional João Fischer – área auditiva –, Adriana Casimiro, também esteve presente.
Botion destacou a importância da CIL, em especial pelo aspecto inclusivo. “É um avanço significativo na inclusão das pessoas surdas, que agora terão um atendimento especializado e com ainda mais qualidade. Tenho certeza que isso será expandido para outros locais”, citou o prefeito. Ele ainda ressaltou que a iniciativa deve provocar outros setores da sociedade para também implantarem a ferramenta.
A Central de Intérprete de Libras é desenvolvida pelo ICOM – plataforma de tradução simultânea da Língua Brasileira de Sinais. Segundo a empresa, o atendimento ocorre em até 90 segundos. Os servidores de cada departamento do NAC receberão treinamentos para o uso da CIL. Durante o lançamento, houve uma demonstração de como a ferramenta funciona com o professor de Libras, Alexssandro Silva da Fonseca.
Torquato foi secretário da Pessoa com Deficiência da cidade de São Paulo, onde também implantou a Central de Intérprete de Libras. Ele parabenizou a administração por adotar a plataforma. “Isso demonstra compromisso e sensibilidade e é um passo muito importante na inclusão”, pontuou. “Em São Paulo, pude ver o impacto e a revolução que essa ferramenta causa na comunidade surda”, completou.
Emocionada, Aucélia lembrou que, em 2014, quando atuava no Fundo Municipal de Assistência Social, um dos projetos pleiteados por ela junto ao Governo Federal foi a Central de Libras. Contudo, à época, a iniciativa não obteve o recurso necessário. “O plano de governo do prefeito Mario Botion tem como prioridade o acolhimento à pessoa com deficiência. Hoje, estou vendo um desejo pessoal sendo realizado”, afirmou. Erika Tank, que teve participação efetiva na implantação, citou que a CIL permite o acesso a direitos fundamentais a todos.