Prefeitura faz força-tarefa e monitora pontos. Acumulado de chuva esperado para cinco dias é de 130 milímetros, acima da média histórica do mês, que é de 117,6 milímetros.
As chuvas com rajadas de vento que atingiram Piracicaba na tarde desta quarta-feira (4) provocaram quedas de árvores de grande e médio porte em, pelo menos, cinco bairros da cidade, de acordo com a Defesa Civil. Vias precisaram ser interditadas na região da Vila Rezende e Jaraguá.
Até até as 17h50 desta quarta-feira (4), choveu 11,2 milímetros segundo o Sistema de Alerta a Inundações de São Paulo (Saisp). A marca superou o volume de chuva esperado para o dia, que era de 10 milímetros.
O Bairro Pauliceia registra falta de energia, segundo a Administração Municipal. Até a publicação desta reportagem, não há ocorrências de vítimas ou desabrigados. Prefeitura inicia força-tarefa para acompanhar pontos e trabalho de retirada das árvores.
A previsão indicava possibilidade de temporais para esta quinta-feira (5).
Uma árvore caiu na Avenida Presidente Kennedy na região da Nova Piracicaba e a via precisou ser interditada nos dois sentidos. Equipes da Secretaria de Trânsito e Transportes (Semuttran) trabalham no local e da CPFL Paulista trabalham no local. No complexo do Engenho Central, também houve queda de árvore.
Veja pontos com registros de quedas
- Avenida Presidente Kennedy, Nova Piracicaba, na altura do número 1.091
- Na Rua Santa Cruz, esquina com a Rua Dr. Otávio Teixeira Mendes, no Bairro Alto
- Rua Arandu, Bairro Garças
- Avenida Piracicamirim (em frente ao Velório do Cemitério da Saudade), Bairro Alto
- Rua José Rosário Losso, no Jaraguá
Falta de energia
Ainda, segundo a Prefeitura, algumas áreas já registram falta de energia, como a região da Pauliceia e bairros adjacentes; por conta disso, o abastecimento de água pode ser afetado. Equipes monitoram áreas.
Força-tarefa
A Prefeitura informou em nota enviada à redação que uma força-tarefa da Administração Municipal, envolve as secretarias de Infraestrutura e Meio Ambiente (Simap), de Trânsito e Transportes (Semuttran) e a Defesa Civil, em conjunto com o Corpo de Bombeiros e a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), atua para monitorar e minimizar os efeitos causados em decorrência da chuva e dos fortes ventos.
“As equipes já estão nas ruas para realizar a retirada de árvores caídas e fazer controle do trânsito. A prioridade para retirada de árvores é daquelas que envolvem risco, ou seja, que podem cair ou caíram sobre veículos e imóveis, interrompem vias e também em locais com grande fluxo de pessoas, bem como unidades de saúde e escolas”, informou a prefeitura em nota.
Alerta
A região de Piracicaba pode ter novas tempestades nos próximos dias devido à chegada de frentes frias.
O acumulado de chuva esperado para a metrópole Piracicaba em cinco dias, segundo previsão do Climatempo, é de 130 milímetros. Esse volume projetado fica acima da média histórica para todo o mês, que é de 117,6 milímetros, conforme dados do Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee).