Sistema de climatização evaporativa proporciona temperatura agradável, boa qualidade do ar, ajuda a conservar produtos e ainda aumenta o ticket médio do varejista
Alimentos sempre frescos, prateleiras organizadas, variedade de produtos e marcas diversificadas, atendimento de excelência. Estes pontos, e aqui se incluem os preços promocionais, são fatores de atração do consumidor aos supermercados. No entanto, é cada vez maior o número de estabelecimentos que investem na climatização do ambiente como estratégia para conservar os alimentos, proporcionar boas experiências de compras aos clientes e aumentar a lucratividade.
As frequentes ondas de calor vêm impondo desafios para varejistas e atacadistas brasileiros. Entre as dificuldades, a integridade e o frescor dos alimentos exigem soluções de conservação. Também o consumidor precisa ser contemplado com um ambiente controlado em temperatura e qualidade do ar.
“A climatização nas áreas de circulação e estocagem dos supermercados pede alternativas mais modernas e alinhadas com a preocupação ambiental”, afirma Carlos Gusmão, gerente Comercial e Projetos da Ecobrisa. Referência nacional, a empresa se destaca em soluções de resfriamento evaporativo para ambientes empresariais.
De acordo com o engenheiro, entre os equipamentos disponíveis no mercado, os climatizadores evaporativos demonstram eficiência em áreas de estoque e para aumentar a vida útil de produtos expostos nas gôndolas, especialmente frutas, legumes e verduras.
Ao contrário dos equipamentos de ar-condicionado, o sistema permite que portas e janelas dos estabelecimentos permaneçam abertas, facilitando a circulação de pessoas. “O equipamento capta o ar de fora, filtra e o devolve limpo ao ambiente, reduzindo a temperatura interna sem névoa ou gotículas e umidificando o local por meio da evaporação da água”, explica. Além de mitigar a proliferação de vírus, acrescenta o engenheiro, a renovação do ar permite que locais com odores específicos, como açougues, se beneficiem com os climatizadores evaporativos.
A opção pelo sistema ainda traz uma série de vantagens. “Por não utilizarem fluidos refrigerantes químicos, como nos sistemas de ar-condicionado com compressores, os climatizadores reduzem consideravelmente as emissões de gases prejudiciais”, afirma.
Nos supermercados, o consumo de energia, segundo Gusmão, é outro ponto importante a ser considerado. Reconhecidos pela alta eficiência energética, os climatizadores evaporativos reduzem o valor da conta de energia até 95% em comparação com os aparelhos de ar-condicionado. Em termos de economia, o engenheiro acrescenta a fácil instalação e a manutenção acessível dos equipamentos.
O conforto térmico, comprovadamente, melhora o desempenho e a produtividade dos colaboradores. Permite também que o cliente permaneça mais tempo na loja e tenha uma boa experiência de compra. “Com isso, o varejista aumenta o seu ticket médio e tem a oportunidade de ampliar os investimentos no negócio”, conclui Carlos Gusmão.