Banda norte-americana de country rock se apresenta no evento no dia 23 de setembro. Para ‘aquecer’ para o show, vamos repassar a trajetória do grupo que passa por acidente aéreo, reunião e redenção.
📲 Receba no WhatsApp as Atualizações do nosso site através do nosso Canal.
Provavelmente você já ouviu o refrão “Sweet Home Alabama” em algum momento na sua vida. O megahit do Lynyrd Skynyrd vai desembarcar no Jaguariúna Rodeo Festival no dia 23 de setembro. A banda norte-americana de country rock, que comemora neste ano cinco décadas do primeiro lançamento, será a primeira atração internacional do evento desde 2006.
Mas, muito além de “Sweet Home Alabama”, o grupo nascido em Jacksonville, na Flórida, ultrapassa barreiras geracionais – e muitas mudanças de formação – e figura na lista dos “100 Maiores Artistas de Todos os Tempos”, publicada pela revista Rolling Stone em 2012.
Como estão hoje?
O Lynyrd Skynyrd tem formação atual com Johnny Van Zant, Rickey Medlocke, Mark “Sparky” Matejka, Michael Cartellone, Keith Christopher, Peter Keys, Carol Chase e Stacy Michelle.
Os membros que já passaram pelo grupo em outras épocas seguem amigos e colaborando com conteúdo e a carreira da banda, em uma espécie de “sociedade’.
O nome no line-up de 2023 do Rodeio de Jaguariúna surpreendeu os fãs da banda e também os frequentadores do rodeio. O movimento resgata uma característica da festa de levar atrações internacionais de rock à programação, algo que não acontecia há 17 anos, com a apresentação do Creedence Clearwater Revisited na arena, em 2006.
Antes, o rodeio já havia recebido o próprio Creedence, em 2001, além do grupo Kansas e do cantor e compositor Chuck Berry, conhecido como um dos pioneiros do Rock n Roll, ambos em 2002.
Como pronuncia?
Segundo a própria banda, a pronúncia correta é: “Lĕh-nérd-Skin-nérd”. Esse é, inclusive, o nome do primeiro álbum.
O último lançamento do Lynyrd Skynyrd é “Last Of The Street Survivors Farewell Tour Lyve!”, de 2019, pela gravadora Curtis Loew Records. A edição Deluxe de dois CDs + um DVD foi gravada na apresentação da banda na cidade natal, em 2 de setembro de 2018.
Tragédia e coincidência
Em 1977, logo após lançar o álbum “Street Survivors”, o Lynyrd Skynyrd subiu em um avião modelo Convair 240, apelidado de “Free Bird”, nome de um dos clássicos da banda, substituindo o ônibus que levava o grupo nas turnês, naquela que seria a maior tour da banda.
No dia 20 de outubro, o disco estava nas lojas há três dias e o avião tinha como destino Baton Rouge, em Luisiana, mas caiu por volta das 18h45 em uma floresta próxima a Gillsburg, no estado americano do Mississipi, após apresentar problemas no motor pela falta de combustível. Steve Gaines, Ronnie Van Zant, o roadie manager Dean Kilpatrick, o co-piloto William Gray e o piloto Walter MacCreary morreram na queda.
Entretanto, uma coincidência chamou a atenção. A capa do álbum mostrava a banda em meio a chamas. Após o acidente, a pedido da esposa de Steve Gaines, o disco foi retirado de circulação e colocado de volta com uma nova capa, onde os membros aparecem em um simples fundo preto, fazendo da original uma raridade e altamente disputado por colecionadores.
Programação completa:
22/09
- Henrique e Juliano
- Thiaguinho
- Clayton e Romário
- Locos
23/09
- Lynyrd Skynyrd
- Zé Neto e Cristiano
- Ícaro e Gilmar
- Pedro Sampaio
29/09
- Bruno e Marrone
- Maiara e Maraisa
- Ana Castela
- KVSH & Malifoo
30/09
- Luan Santana
- Jorge e Mateus
- Gustavo Mioto
- Dennis