Eleitos em 2023, os 15 novos conselheiros tutelares de Limeira foram empossados na noite de quarta-feira (10) pelo prefeito Mario Botion, em solenidade realizada no Teatro Nair Bello. Limeira passa a contar a partir deste ano com três Conselhos Tutelares. Cada um deles é composto por cinco membros. O mandato é de quatro anos. Basicamente, a função do conselheiro tutelar é garantir à criança e ao adolescente direitos que estejam sendo violados ou ameaçados.
O 1º Conselho Tutelar de Limeira é composto pelos seguintes membros: Mônica Aline Brum, Ludma Pereira Gonçalves de Oliveira, Joyce Fernanda Santos Marini, Felipe Nathan Reis e Denis Matias dos Santos. O 2º Conselho Tutelar tem como integrantes: Adriana Tamiosso de Freitas, Lucimara Maia de Oliveira, Talita de Oliveira Melchiades de Souza, Helana Rodrigues Heleno e Paulo Pedro dos Santos. Já o 3º Conselho Tutelar é composto pelos seguintes membros: Ana Paula Beraldo Massaro, Elisdete Dayse de Souza Beckman, Rita Guedes da Silva, Ana Célia Costa da Silva e Wagner Barbosa.
APOIO
Presidente do CMDCA, Thaís Heleno Lopes, reforçou a importância dos conselhos tutelares. “São órgãos fundamentais para garantir os direitos das crianças e adolescentes”, declarou. Everton Ferreira, presidente da Câmara. disse que os conselhos têm o papel também de “produzir transformações” na vida das crianças e adolescentes. Presidente do Ceprosom, Aucelia Damaceno, destacou o reforço na estrutura dos conselhos e a criação do terceiro, situações obtidas durante o governo Botion. Ela destacou ainda o trabalho de formação e capacitação dos novos conselheiros. Mario Botion citou a posse como um “momento importante”. Lembrou do recorde de eleitores na eleição do ano passado e destacou o papel da mulher. “Temos 11 mulheres e quatro homens que tomaram posse hoje”, frisou.
ESTRUTURA
A estrutura dos conselhos tutelares foi reforçada nos últimos anos, tanto em relação às ferramentas de trabalho quanto na garantia de vencimentos e benefícios para os conselheiros. Os 15 novos membros que tomaram posse terão um salário de R$ 4.738,29, além de direitos trabalhistas, como 13º salário e férias; plano de saúde e vale alimentação no valor de R$ 600,00.
Os três conselhos têm sedes. O 1º Conselho Tutelar possui uma sede própria nas proximidades do Tiro de Guerra; o 2º funciona no prédio do Núcleo de Atendimento ao Cidadão; já o terceiro estará temporariamente em um imóvel alugado, na Rua Piauí, até a Prefeitura concluir a reforça de um prédio próprio.