InícioLimeiraElektro presta esclarecimentos sobre interrupção do fornecimento de energia à CPI em...

Elektro presta esclarecimentos sobre interrupção do fornecimento de energia à CPI em Limeira

Representantes apontaram situação climática atípica como causa dos transtornos

Na última terça-feira, 7 de novembro, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a Prefeitura quanto à qualidade dos serviços prestados pela concessionária de energia elétrica no município, a empresa Elektro Redes S.A. (Neoenergia), se reuniu para buscar explicações sobre as quedas e interrupções de energia que ocorreram na última semana. Os trabalhos foram transmitidos ao vivo e o vídeo pode ser conferido na íntegra neste link.

A CPI é composta pelos vereadores Elias Barbosa (Podemos), presidente; Jorge de Freitas (PSD), relator; Isabelly Carvalho (PT), vice-presidente; Lu Bogo (PL), secretária; e Marco Xavier (Cidadania), membro.

A reunião contou com a participação de munícipes, que relataram os problemas enfrentados em decorrência da interrupção de energia ocorrida nos últimos dias. A principal reclamação é de equipamentos queimados por causa das quedas e oscilações de energia que ocorrem, segundo eles, constantemente. Prejuízos com a perda de alimentos refrigerados e a falta d’água nas áreas rurais, que dependem de poços artesianos, também foram citados durante os depoimentos.

O superintendente da Elektro, Willian, se comprometeu a tratar os casos apresentados durante a reunião pontualmente. Já em relação ao ocorrido na última semana, ele relatou que a empresa conta com um sistema de monitoramento do clima, para prever possíveis problemas que afetem a rede elétrica, no entanto, nem mesmo os sistemas climáticos conseguiram prever a velocidade dos ventos nos dias 31 de outubro e 3 de novembro, que acabaram por causar interrupções no fornecimento de energia para uma grande quantidade de clientes. Ele classificou os eventos como extremamente atípicos.

O gerente de operações, Fábio, explicou que cerca de 14% da população de Limeira ficou sem energia no dia 3 de novembro. “O evento foi tão extraordinário que só a poda de árvores não resolveria, foram árvores, telhados e postes que caíram sobre a rede elétrica”, relatou. Ele esclareceu que todas as equipes de manutenção foram acionadas, mas que o restabelecimento da energia segue uma lista de prioridades, na qual primeiro são atendidos hospitais e serviços de saúde, em seguida captação de água, depois grandes blocos de clientes, para alimentar o maior número de pessoas possível, após isso são atendidas as pessoas cadastradas que fazem uso de equipamentos vitais e por fim os blocos menores. Os representantes pontuaram que até equipes de outro estado foram acionadas para trabalhar para restabelecer o fornecimento de energia da cidade.

A coordenadora do Procon, Mara Isa, também participou da reunião. Ela foi chamada para falar sobre o papel do órgão em relação às reclamações contra a Elektro. Ela explicou que o Procon não tem uma figura punitiva, é uma entidade que busca a conciliação entre as partes, empresa e consumidor. A coordenadora também esclareceu que as ações em relação aos problemas vivenciados na cidade nos últimos dias em relação à Elektro serão centralizadas na Fundação Procon.

 


Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade Vibe Limeira

Rock in Rio