Evento reuniu autoridades, voluntários e público para celebrar tradição cultural que já recebeu mais de 3 milhões de visitantes
A trajetória de quatro décadas da Festa das Nações de Piracicaba foi celebrada na noite da última sexta-feira (25), durante o lançamento oficial da 40ª edição do evento, promovido pela FENAPI (Associação Cultural Festa das Nações de Piracicaba). A solenidade, realizada no Teatro Erotídes de Campos em Piracicaba, reuniu autoridades, patrocinadores, voluntários e representantes das entidades beneficiadas, em um momento de reconhecimento à história e ao impacto do evento na cidade e em todas as instituições benaficiadas.
O presidente da FENAPI destacou a dedicação de milhares de pessoas que, ao longo dos anos, contribuíram de forma voluntária para o sucesso da festa, além de relembrar os dois anos de pausa causados pela pandemia da Covid-19.
“Foi um momento difícil, mas a retomada em 2022 trouxe ainda mais alegria e reforçou a importância dessa celebração para Piracicaba”, afirmou. Fábio Sanches

Com números impressionantes, a Festa das Nações já recebeu mais de 3 milhões de visitantes em suas 40 edições, sendo mais de 70 mil apenas em 2024. A celebração não só fortalece a cultura local, mas também beneficia instituições sociais por meio de parcerias com entidades assistenciais.
“Estamos preparando tudo com muito carinho para que as quatro décadas da Festa das Nações continue firme no propósito de beneficiar as entidades, proporcionando riqueza gastronômica e cultural para os piracicabanos e turistas”, falou Clarissa.
De acordo com o secretário de Cultura, Carlos Beltrame, a Festa das Nações é um dos eventos mais esperados pela sociedade. “As entidades trabalham com muito amor e vemos a união de esforços em prol de um bem comum, que é o de ajudar na manutenção das instituições sociais”, comentou.
Presenças ilustres e rainhas da festa
O evento contou com a presença da primeira-dama de Piracicaba e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Valkiria Callovi, secretários municipais de Turismo e de Cultura, Clarissa Quiararia e Carlos Beltrame, do Deputado Estadual Alex Madureira, entre outras autoridades. Um dos momentos mais aguardados foi a apresentação das rainhas da Festa das Nações 2025, que representarão diferentes países e instituições:

- Giulia Felicio – África do Sul (Casa do Hip Hop)
- Beatriz Brito – Alemanha (Lions Clube Independência)
- Sabrina Guimarães – Áustria (Escola Passo a Passo)
- Mariele Brito – Brasil (Associação de Pais e Amigos de Surdos e Espaço Pipa)
- Mayara Nascimento – República do Congo (Cantinho da Vovó Sônia)
- Gisele Rosolen – Coreia do Sul (Crami)
- Nicolle Alcarde – Espanha (Associação Presbiteriana de Filantropia de Piracicaba)
- Laura Strop – EUA (Associação Atlética Educando pelo Esporte)
- Manoela Pozar – Holanda (Centro de Reabilitação de Piracicaba)
- Duda Visnardi – Itália (Casa do Bom Menino)
- Giovanna Takara – Japão (Fundação Jaime Pereira – Funjape)
- Lívia Sanábio – México (Grupo Escoteiros São Mário 144)
- Regina Aguiar – Moçambique (LBV)
- Thaís Toledo Piza Silva – Nações Árabes (Centro Social de Assistência e Cultura da Paróquia São José)
- Roberta Luiza – Portugal (Pasca)
- Ana Mota – Reino Unido (Associação Formar)
- Luana Saipp – Suíça (Escola de Mães Professora Branca Motta de Toledo Sachs)
A noite também foi marcada por apresentações culturais que relembraram a diversidade da festa, consolidando-a como um dos principais eventos multiculturais do interior paulista e um coquetel ao final do evento para os participantes.
A 40ª Festa das Nações promete manter a tradição de gastronomia típica, danças folclóricas e atrações musicais, reforçando seu papel na promoção da cultura e da solidariedade em Piracicaba. A data oficial do evento será divulgada em breve pela organização.
Festa das Nações de Piracicaba
- Realização: FENAPI
- Cidade: Piracicaba
- Local: Parque do Engenho Central
- Mais informações: @festadasnacoesdepiracicaba
Por Lucivanio Nascimento