Aproximadamente, 270 mil metros quadrados (27 hectares) de vegetação em uma área verde do bairro Geada foram consumidos pelo fogo durante incêndios ocorridos entre a manhã de ontem (12) e depois, na madrugada desta quarta-feira (13).
Efetivos do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil trabalharam praticamente 24 horas – em períodos intercalados – para controlar e conter em definitivo o fogo já na manhã de hoje. As causas do incêndio ainda serão apuradas.
O fogo chegou a ser contido na tarde de ontem, mas retomou durante a madrugada em uma proporção ainda maior, o que fez com que bombeiros e agentes da Defesa Civil retornassem ao local.
O incêndio provocou cortinas de fumaça na região e também em pontos mais distantes do bairro Geada. Regiões habitadas por espécies de animais foram inicialmente o foco de atuação dos homens dos Bombeiros e da Defesa Civil. O objetivo foi proteger a fauna local.
A Defesa Civil reforça a necessidade da população colaborar e solicita que se evite a queima de lixo e o descarte inadequado de materiais em áreas verde. “É fundamental que todos estejamos cientes da importância de preservar nosso patrimônio natural e adotar práticas responsáveis em relação ao manejo de resíduos”, afirma o secretário de Segurança e Defesa Civil, Wagner Marchi.