A Defesa Civil atualizou na manhã desta quarta-feira (1º) o balanço dos estragos provocados pelas chuvas e ventos fortes, de até 90 quilômetros por hora, que atingiram Limeira ontem (31). Devido à situação, o prefeito Mario Botion realizou uma reunião de “Gabinete Emergencial” para traçar as medidas que seriam tomadas. Os trabalhos avançaram pela madrugada e envolveram empresas terceirizadas, a Elektro e diversas áreas da prefeitura – só a Defesa Civil destacou um efetivo de 20 agentes.
O prefeito Mario Botion ainda se encontra nas ruas e acompanha os trabalhos da Defesa Civil e das demais secretarias e equipes envolvidas. “Nosso foco neste momento é minimizar os danos e resolver a maior parte dos problemas verificados com as chuvas e ventos de ontem”, disse. “A força-tarefa exigirá ainda muito trabalho do nosso pessoal e das empresas envolvidas”, complementou.
O diretor da Defesa Civil, Anderson Martins, informou que 63 árvores caíram, 30 já foram removidas completamente. Ainda não foi possível fazer a retirada de uma árvore de grande porte, derrubada na Rua Josefa Raimundo Candiotto, no Parque Residencial Aeroporto. A árvore caiu sobre a fiação elétrica e a remoção requer intervenção da Elektro para isolar a rede. “Esse tempo deve continuar até sexta-feira, orientamos a população a ficar em casa nos momentos de temporal, sobretudo evitando áreas de alagamento ou com risco de queda de árvores”, frisou Martins.
Gallery by Vibelimeira.com
O atendimento das secretarias de Obras e Serviços Públicos e de Urbanismo está normalizado, apesar de danos causados nas duas repartições, que ficam no Edifício Prada – sede da prefeitura.
O quadrilátero formado pelas ruas Dr. Trajano de Barros Camargo, Alferes Franco, Santa Cruz e Boa Morte, no Centro, segue interditado, depois que placas de revestimento de um hospital se soltaram durante a ventania. O episódio não causou danos nem vítimas. O Parque Cidade, o Bosque Prefeita Maria Thereza e o Horto Florestal continuam fechados.
PEDÁGIO
O pedágio da Rodovia Cássio de Freitas Levy, a Limeira/Cordeirópolis, está desativado desde ontem, por volta das 16h. Uma árvore caiu sobre a fiação elétrica do local e a região está sem energia, incluindo os postos do pedágio. A Secretaria de Mobilidade Urbana já fez quatro chamadas à Elektro, solicitando providências, mas ainda não foi atendida.
EDUCAÇÃO
Três escolas também foram afetadas. Nas unidades Aracy Nogueira Guimarães e Profª. Aldelena Baraldi Fonseca Santos, ambas no Jd. Lagoa Nova, os ventos provocaram destelhamento em alguns pontos. Porém, as aulas ocorrem normalmente. Já na Emeief Profª Maria Appª De Luca Moore, Jd. Aeroporto, os alunos foram dispensados nesta quarta-feira (1º) devido à falta de energia elétrica. A Elektro está notificada desde ontem.
SAÚDE
Em algumas Unidades Básicas de Saúde houve quedas pontuais de energia elétrica e vazamentos de água, porém a Secretaria de Saúde informa que o atendimento à população está normalizado.
SERVIÇO:
Emergências e informações podem ser obtidas no telefone da Defesa Civil, o 199.