Estudantes de escolas públicas visitaram na tarde de quarta-feira (18) o curso de Medicina da São Leopoldo Mandic em Limeira. Ao todo, estiveram na faculdade 14 alunos, participantes de projetos de entidades do município e do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Ceprosom. O objetivo, segundo a presidente do Fundo Social de Limeira, Roberta Botion, foi apresentar a faculdade de Medicina para esses jovens e o sistema de bolsas da instituição para alunos de baixa renda. “A ideia de integração aconteceu em maio, durante a coletiva de anúncio de credenciamento da unidade Limeira pelo MEC, e do anúncio das bolsas integrais”, informou.
Na ocasião, Roberta foi recebida pelos professores-doutores, Ademir Franco e Arlete Oliveira, que fizeram uma breve explanação sobre o curso. Além de visitar a estrutura da faculdade, o grupo participou de uma atividade prática na área de Odontologia Legal. No laboratório de Anatomia, os estudantes foram desafiados a identificar alguns perfis a partir da análise de arcadas dentárias. O professor do Instituto Nesher, Paulo Morais, também acompanhou a atividade.
Dentre os presentes, estava Yasmin Cardoso Vieira, de 17 anos, que está no 2º ano do curso técnico em Nutrição da ETEC Trajano Camargo e já trabalha como menor aprendiz. “Medicina sempre foi meu sonho”, disse. Outra jovem, Ana Clara Ferreira Fermino, de 16 anos, revelou que está em dúvida entre as faculdades de Psicologia e de Medicina. Aluna do 2º ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Prof. Antônio Perches Lordello, ela disse que pretendia informar-se um pouco mais sobre as disciplinas antes de fazer a escolha pelo curso superior.