O prefeito Murilo Félix apresentou, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (10), o balanço dos 100 primeiros dias à frente da Prefeitura de Limeira.
Entre os destaques, estão as ações emergenciais para reequilibrar as finanças públicas e os avanços em setores como saúde, educação, segurança e assistência social.
Na apresentação, conduzida pelo prefeito e pelos secretários municipais, estiveram presentes o vice-prefeito Fabiano D’Andréa e 18 dos 21 vereadores, entre eles o presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira, e o líder de governo, vereador Nilton Santos.
“Enfrentamos enormes desafios, sobretudo financeiros, mas não faltou empenho de toda a equipe, com o apoio da Câmara Municipal, dos servidores e da sociedade, para encontrar soluções. Seguimos dedicados a aperfeiçoar a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população, e esperamos, nos próximos meses, realizar importantes entregas à cidade de Limeira”, afirmou o prefeito.
Murilo Félix iniciou a apresentação detalhando as medidas adotadas para o reequilíbrio fiscal, como o decreto de emergência financeira, a revisão de contratos, a revogação de licitações e a exoneração de cargos comissionados. “Essas ações foram necessárias para garantir os serviços essenciais e o pagamento da folha do funcionalismo, uma vez que encontramos o caixa da
Prefeitura com um déficit de R$ 125 milhões”, explicou.
Em seguida, junto com os secretários, apresentou as principais iniciativas realizadas nas mais diversas áreas, como o avanço da vacinação e do combate à dengue, a obtenção de recursos para novas creches, projetos voltados ao desenvolvimento social e econômico, além do atendimento de demandas relacionadas ao bem-estar animal e às pessoas com autismo.
O prefeito também citou algumas ações iniciadas nos primeiros 100 dias, mas que ainda estão em fase de implementação, como os projetos para o Hospital Veterinário Público e para o Centro de Atenção e Prevenção do Alzheimer, além da articulação para colocar em operação o Aeroporto de Limeira.
VEJA POR ÁREA:
Saúde
No enfrentamento à dengue, a prefeitura realizou a busca ativa inédita nas escolas, imunizando mais de 233 crianças, e implantou nebulização veicular contra a dengue com tecnologia inovadora. Carretas de mamografia do Hospital de Amor e do governo estadual atenderam mulheres com apoio logístico do município. Também foi retomado o Comitê Técnico de Saúde da População Negra, e Limeira realizou a etapa municipal da Conferência Estadual de Saúde do Trabalhador.
Educação
Na área da educação, a prefeitura garantiu, via liminar, a permanência de servidores do concurso questionado pelo TCE-SP. Foi retomado o Fórum Municipal de Educação e regularizada a documentação para a construção da creche do Jd. Res. Roseira. A cidade também se inscreveu em programas federais para a construção de novas unidades e aquisição de ônibus escolar. Entre os destaques, estão a implantação da política de equidade racial nas escolas e a proposta de criação da Escola de Idiomas de Limeira.
Segurança e Defesa Civil
A segurança pública também foi reforçada. Houve aumento de 67% nas apreensões de veículos com base na Lei do Pancadão e intensificação das fiscalizações em bares e bloqueios de rua. A Guarda Civil Municipal (GCM) adquiriu novos equipamentos, como decibelímetros, etilômetros e uniformes. A Defesa Civil, por sua vez, está sendo equipada com uma estação meteorológica completa.
Esporte e Lazer
Na área de Esporte e Lazer, destaca-se o projeto de abertura do Complexo Aquático Alberto Savoi aos sábados para aulas de natação destinadas a crianças autistas, além da declaração de utilidade pública do Limeira Clube, que deverá ser utilizado como centro para idosos e também atletas de alto rendimento.
Infraestrutura e Mobilidade Urbana
A gestão avançou no recapeamento de 37 ruas em diversos bairros e iniciou estudos para a duplicação da rodovia Limeira-Cordeirópolis. Foi sancionada a lei que autoriza o uso de cartões, pix e tags no pedágio da via, além de descentralizados os pontos de venda de passes de ônibus, que agora também aceitam pagamento digital.
Promoção Social
Equipes intensificaram abordagens a pessoas em situação de rua, com encaminhamentos para tratamento e oportunidades de emprego. A prefeitura enviou à Câmara projetos de lei para criação da Frente de Trabalho e da Fábrica Municipal, iniciativas que visam gerar renda e inclusão social.

Meio Ambiente e Agricultura
Com foco na sustentabilidade, a gestão ampliou o programa de distribuição de mudas nativas para produtores rurais, alinhado ao Município VerdeAzul, e iniciou cursos voltados à produção de mudas de cacau, apostando em novas alternativas econômicas para o campo limeirense.
Desenvolvimento Econômico
Limeira firmou parceria com a multinacional chinesa Yili Group, do setor de laticínios, e iniciou tratativas com os consulados da China, Japão e Alemanha para novas cooperações. A prefeitura também criou a COTEC, com foco na atração de investimentos logísticos, e elaborou projetos para a criação da Agência Municipal de Empregos (AMEL) e de um centro de capacitação profissional. E tem ainda o Procon nas Escolas, que levará informações sobre o direito do consumidor e educação financeira a alunos do ensino médio.
Por Lucivanio Nascimento