O prefeito Mario Botion conduziu a cerimônia de entrega da obra, que contou com investimento da prefeitura de R$ 29,8 milhões. No local, foram construídos dois reservatórios: um com 6 metros e outro com 7 metros de profundidade, capazes de armazenar até 10 milhões de litros de água das chuvas. Além disso, todas as galerias de água, desde a Rua Lavapés até o Mercado Modelo, foram completamente recuperadas, garantindo maior segurança e eficiência para o sistema urbano de coleta de água das chuvas.
Botion falou sobre a importância da ação, que possibilitou a recomposição dos subterrâneos do local, após o incêndio que, em 2020, destruiu um dos principais pontos comerciais da cidade. Ele esclareceu que está em andamento a execução dos pilares que darão sustentação ao novo prédio do Mercadão (etapa que será de responsabilidade dos proprietários dos boxes).
Os dois novos piscinões, de acordo com Guidi, irão complementar o sistema de captação do piscinão do Tiro de Guerra. O objetivo é segurar o volume das chuvas e liberá-lo lentamente, como forma de evitar alagamentos. “Foi uma tarefa difícil, encontramos muitas barreiras para executar o trabalho, pois essa região é cortada por tubulações, adutoras de água, rede de esgoto e ainda pelo córrego Lavapés”, disse. “Mas tudo isso foi vencido para entregarmos essa obra histórica”, enfatizou.