Evento realizado na manhã deste sábado (5), na Praça Toledo Barros em Limeira, lembrou os 17 anos da vigência da Lei Maria da Penha.
“A finalidade principal desta ação é levar conscientização e informações acerca dos direitos das mulheres vítimas de violência”, explica Marina Alencar, assistente social do Ceprosom e coordenadora da Rede Elza Tank e da Casa da Mulher.
O prefeito Mario Botion esteve presentes no evento. Botion destacou o trabalho realizado pela Rede Elza Tank, reforçada durante os seus dois governos. “Um dos exemplos foi a criação da Patrulha Maria da Penha, na nossa Guarda Civil Municipal”, afirmou. Para Botion, a patrulha é uma ferramenta fundamental no combate à violência à mulher.
Para a vice-prefeita, Erika Tank, que atua diretamente com a causa, e é autora de legislações que fortaleceram a Rede no município, também alertou para a conscientização. “É o melhor instrumento que temos em mãos, conscientizar e informar cada vez mais a nossa população, em especial as mulheres, sobre o problema”, afirmou.
O evento na Toledo Barros ocorreu durante toda a manhã. Participaram efetivos da GCM e também da Polícia Militar, além de vários integrantes da Rede, com a finalidade de levar conhecimento e informações para as pessoas. Pedestres foram abordados e informados sobre o tema. Material com conteúdo relacionado à questão foi distribuído.
Galery designer by Vibelimeira.com
A ação ocorrida neste sábado também dá início ao “Agosto Lilás” – voltado para ações específicas acerca da violência contra a mulher, atualmente um dos principais problemas social e de segurança do país. Apesar de inúmeras campanhas e ações com a finalidade de despertar para a conscientização, os casos vem se multiplicando no pais, conforme demonstram estatísticas.
O evento realizada na Toledo Barros também reforçou as ferramentas existentes no município de combate à violência. Marina Alencar destaca quatro delas: a Patrulha Maria da Penha: a Delegacia de Defesa da Mulher (DDM): o anexo judicial voltado para esse tipo de crime; e o trabalho desenvolvido pela área social do município.