O prefeito Mario Botion deu início na manhã deste sábado (5), no Edifício Prada, ao evento de comemorações festivas de amizade entre o Brasil e China, realizado pela Associação Cultural Brasil China-Limeira.
Botion recepcionou a cônsul geral da China, em São Paulo, Chen Peijie, e uma comitiva governamental e de representantes de entidades culturais e empresariais daquele país.
O evento, que teve como um dos organizadores o vereador Lemão da Jeová Rafá (vice-presidente da associação) segue até amanhã (6).
Foi a segunda vez que Limeira recebe a cônsul geral e outros representantes da China no Brasil. A primeira foi em 2018, no primeiro governo de Botion.
Além de atrações culturais, o evento também teve finalidade comercial, com a presença de dois membros da comitiva que atuam na área econômica e de relações empresariais da China no Brasil.
NEGÓCIOS
Após a apresentação de um vídeo institucional de Limeira, a cônsul da China fez elogios ao desenvolvimento do município e destacou o potencial da cidade para receber investimentos chineses. Ela citou que a cidade – com as vantagens que oferece em vários setores – pode se credenciar para atrair investimentos chineses.
Botion agradeceu a presença da cônsul e a comitiva chinesa. O prefeito ressaltou inúmeros fatores do município que permitem receber investimentos daquele país, como a questão logística devido à localização da cidade; a diversificação industrial; a área de serviços; e também o segmento de empresas do setor de tecnologia da informação. “Temos hoje 300 empresas desta área, o que coloca Limeira entre os seis maiores polos do Estado”, observou.
A recepção no Edifício Prada teve a presença da vice-prefeita, Erika Tank, da primeira-dama e presidente do Fundo Social, Roberta Botion, de secretários municipais e, além do vereador Lemão da Jeová Rafá, do presidente da Câmara Municipal, Everton Ferreira.
Já a comitiva chinesa foi composta por Rong Qiang (chefe da Seção Consular); Zhuang Su (vice-chefe da Seção das Relações Bilaterais); Zhang Shuang (vice-cônsul da Secção das Relações Bilaterais); Zhang Guanghua (diretor presidente do Banco da China (Brasil) SA e presidente da Associação Brasileira das Empresas Chinesas(ABEC); e Guo Yinghui (representante geral do Conselho Chinês de Promoção do Comércio Internacional (CCPIT) e Secretário-Geral da Associação Brasileira de Empresas Chinesas (ABEC).
REGIÃO E CULTURA
No início da tarde, o prefeito recepcionou prefeitos da região para negociações também na área de economia e desenvolvimento. Os encontros dos prefeitos ocorreram na Biblioteca Pedagógica. “O potencial da região é bastante expressivo”, enfatizou Botion.
O evento cultural foi aberto oficialmente às 17h por Botion. As atrações no Parque Cidade, como apresentação de wushu kung fu, oficinas de arte chinesa e shows musicais, ocorreram em seguida.
Amanhã (6), fechando o evento, músicos do Instituto Cultural Confúcio da Unicamp se apresentam com a banda Arthur Giambelli, no coreto da Praça Toledo Barros. Na ocasião, serão executadas músicas tradicionais da China e do Brasil.