O prefeito Mario Botion esteve na manhã desta quarta-feira (12) na sede da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira para conhecer o novo Centro de Operações Integradas (COPI) e as melhorias implantadas na Muralha Digital, que acaba de ganhar 119 câmeras. O investimento na reformulação do sistema de monitoramento é de R$ 19 milhões, com recursos do próprio município. O secretário de Segurança Pública e Defesa Civil, Wagner Marchi, e o vereador Elias Barbosa acompanharam a visita.
A ampliação e reformulação da Muralha Digital, permitirá estender o monitoramento das principais vias de entrada e saída da cidade para as vias internas, como o Anel Viário, a região central (Praça Toledo de Barros, Rua Santa Cruz, Rua Dr. Trajano de Barros Camargo) e o Viaduto Jânio Quadros.
Os dispositivos irão captar imagens de 225 faixas de rolamento, 24 horas por dia. Caso algum veículo furtado ou roubado passe por um dos pontos monitorados, uma mensagem de alerta será automaticamente enviada ao COPI, que a partir daí, iniciará o trabalho de interceptação.
A grande vantagem desse novo sistema é o monitoramento por vídeo – o anterior fazia apenas o registro fotográfico. Além disso, as câmeras são inteligentes, permitem a leitura da placa dos veículos e apresentam atributos de reconhecimento facial. Todas as informações ficarão armazenadas em servidores e poderão ser consultadas posteriormente, auxiliando no trabalho de investigação e solução de delitos.
COPI
O novo COPI recebeu dez novos monitores e o acesso ao local só é liberado por biometria facial, segundo o assessor especial em Gestão Pública da pasta, Mateus Pastori Vantini.
A partir do “upgrade” do COPI e da Muralha Digital, segundo Vantini, será possível a conexão a quatro sistemas operacionais de Segurança Pública, o Brasil M.A.I.S., o Córtex, o Sinesp Cad e a Muralha Paulista. Com isso, os GCMs terão acesso a grande volume de informações para averiguar, com precisão e de maneira atualizada, o perfil de indivíduos suspeitos ou detidos.
Para tanto, o secretário de Segurança Pública destacou que todas as viaturas já estão equipadas com tablets conectados à rede. Em caso de necessidade, ele informou que os próprios GCMs poderão levantar informações criminais, inclusive de outros estados. “Estamos investindo em recursos tecnológicos para buscar a redução dos índices de criminalidade”, frisou Marchi.