Detalhes da atuação da Segurança Pública do município durante os quatro dias da festa foram decididos em reunião na tarde desta quarta-feira.
Quem optar por ir para as dependências do Limeira Rodeo Music de transporte público terá uma linha de ônibus exclusiva entre o Terminal Urbano da cidade, funcionando entre 19h e 22h. Após 30 minutos do término da festa, três ônibus serão disponibilizados para realizar viagens de volta a diferentes regiões do município. O acesso nas proximidades da arena de rodeio também será modificada, com duas faixas servindo exclusivamente para os carros poderem chegar ao local até a meia-noite e, depois, sendo invertidas para o retorno a região central da cidade.
Esses detalhes foram definidos no início da tarde desta quarta-feira (15), em reunião ocorrida na prefeitura de Limeira, contando com a presença da vice-prefeita do município, Erika Tank, secretários, representantes da organização do evento, setores de fiscalização e forças de segurança locais.
“O objetivo é garantir a segurança da população e que os organizadores promovam o evento com respeito às legislações vigentes”, resume o secretário de segurança, Wagner Marchi. Renato Cassiano, advogado da organização da festa, frisou que o grande desafio é proporcionar um evento tranquilo e sem incidentes nos quatro dias em que acontece o Limeira Rodeo Music.
“O assunto da segurança é tratado pelas organização com extrema seriedade. Além da contratação de uma empresa capacitada para a segurança interna, também estamos firmando parcerias, como a com a Polícia Rodoviária, buscando uma maior conscientização no consumo de bebidas alcóolicas”, acrescenta.
Trânsito
Nos dias 17, 18, 24 e 25 de março, quando acontece o evento, a Via Maria José da Silveira Coghi – que dá acesso ao espaço da arena – terá um esquema diferenciado de trânsito. Até a 0h nos dias da festa, duas faixas da via serão exclusivas para que os veículos acessem o evento. O embarque e desembarque só será permitido em um “bolsão” que será criado na entrada do evento e que estará sinalizado.
Após a meia-noite, o esquema de trânsito será invertido, com uma faixa de acesso e duas faixas para saída do evento. Não será possível embarque e desembarque no meio da via, apenas nos locais sinalizados, segundo ficou determinado na reunião.
A linha do transporte público em direção ao rodeio terá como ponto de embarque e desembarque uma área sinalizada em um dos portões da arena, objetivando um rápido fluxo de pessoas.
A Guarda Civil Municipal, Polícia Militar e Polícia Rodoviária atuarão de forma conjunta e preventiva na região de festival e pontos de bloqueios serão realizados no entorno da festa para orientar a população. A prefeitura não divulgou o número de policiais que farão parte do esquema de segurança.
A segurança interna do espaço da festa é de responsabilidade dos organizadores.
Sem ambulantes
Um decreto municipal publicado na edição desta quinta-feira (16) do Diário Oficial do Município determina a proibição, de 17 a 26 de março, de comércio ambulante de qualquer natureza e da atividade de “guardadores” de veículos em toda a extensão das vias Jurandyr Paixão e Maria José S. Coghi, que são usadas para se chegar ao rodeio.
“Todas as equipes de fiscalização da prefeitura, incluindo Vigilância Sanitária, Posturas, Tributário, Meio Ambiente e Trânsito atuarão durante a realização da festa”, garante Marchi.