No dia 18 de maio de 1987, no município de Bauru, mais de 350 trabalhadores da saúde mental reuniram-se em torno de um propósito: lutar contra a institucionalização de pessoas, contra os manicômios e a favor do cuidado em liberdade.
Inspirados por esses movimentos e cientes de que o processo de luta é contínuo, integrantes da sociedade civil, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde mental do município de Limeira organizaram-se e, em 2015, e fundaram o Fórum Limeirense da Luta Antimanicomial.
Desde então, superando barreiras e adversidades, os participantes discutem a implementação de ações no município e na região para fortalecer e apoiar pessoas em grave sofrimento mental que tiveram seus direitos e dignidade violados — sempre em defesa da vida em liberdade.
Em celebração ao mês da luta antimanicomial, o FLLA vem organizando vários eventos entre eles um Seminário no dia 15/05 às 18h30 na Câmara Municipal de Limeira, além de exposição de obras dos CAPS, roda de conversa e muito mais.
Para saber a programação completa acompanhe o instagram do fórum: @flla_antimanicomial
Por Lucivanio Nascimento