A segunda semana do mês de agosto chega com mudanças no tempo em parte do estado de São Paulo. Depois de um final de semana quente e extremamente seco – com qualidade do ar prejudicada – a cidade de São Paulo volta receber um pouco de chuva, trazendo um alívio para a secura.
A segunda-feira (07), ainda foi quente e com calorão pré-frontal em muitas regiões paulistas. Possibilidade de chuva já neste comecinho de semana apenas no extremo sul paulista, devido à aproximação da frente fria que muda o tempo de fato na terça-feira (08).
A temperatura máxima nesta segunda pode alcançar os 31°C na cidade de São Paulo e até 35°C em São José do Rio Preto, no interior paulista.
Frente fria muda o tempo em SP
O sistema avança na terça-feira e combinado com a circulação dos ventos provoca o aumento das nuvens de chuva sobre o oeste, sul e litoral de São Paulo. Nas áreas centrais do estado de São Paulo, pouca chuva é prevista, acontecendo de maneira bem irregular e isolada, nas regiões de Botucatu, Limeira e Piracicaba. Na capital, a nebulosidade aumenta e a máxima já não vai passar dos 23°C, com possibilidade de chuva fraca. A chuva moderada se concentra no litoral, onde há previsão para acumulados elevados (para esta época do ano) entre 30 a 40mm somente na terça-feira.
As cidades do norte de São Paulo, como São José e Ribeirão, vão seguir sem mudanças significativas. O sistema será mais costeiro e não terá capacidade de provocar chuva nestas regiões, assim como na divisa de SP com o Triângulo de Minas.
Na quarta-feira (09), o sol aparece mais sobre o litoral e a capital, mas ainda com bastante nebulosidade, principalmente de manhã. E ocorrem pancadas de chuva fraca/moderada, intercalando períodos de melhoria, mas já sem grandes alertas. Cidades como Presidente Prudente, Ourinhos e Avaré também podem receber chuva isolada à tarde.
Na quinta e na sexta-feita (11), as instabilidades perdem força e o tempo volta ficar firme com temperaturas em elevação.
ATENÇÃO! Não há indicativo de frio extremo para o estado paulista esta semana, e sim, uma queda mais acentuada nas temperaturas, em especial no sul e leste paulista, devido à entrada de mais umidade, excesso de nuvens e um pouco do ar frio - resquício da passagem da frente fria. A diferença será um pouco mais abrangente devido aos dias de tempo firme, seco e muito calor; mas as cidades do norte de São Paulo ainda terão uma semana com destaque para umidade relativa do ar baixa e temperaturas altas à tarde.