InícioBrasilO piracicabano Cristiano Zanin é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal

O piracicabano Cristiano Zanin é o novo ministro do Supremo Tribunal Federal

Cristiano Zanin foi aprovado pelo Senado na noite desta quarta (21) após sabatina de mais de 8 horas.

O plenário do Senado aprovou, por 58 votos a 18, nesta quarta-feira (21) o advogado Cristiano Zanin para a vaga de ministro deixada por Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF). Não houve abstenção.

Zanin foi designado para a vaga pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele atuou na defesa de Lula durante os processos da Operação Lava Jato e na campanha ao Planalto em 2022.

Nas indicações de ministros ao STF, cabe somente ao Senado analisar a escolha. A votação é secreta. Não há votação na Câmara dos Deputados.

Aos 47 anos, considerando as atuais regras para aposentadoria no Supremo, ele poderá atuar por 28 anos no STF, até atingir 75 anos.

Sabatina

A sabatina do advogado na CCJ durou cerca de 8 horas. A etapa é obrigatória para que ele assuma a vaga aberta no STF com a aposentadoria de Ricardo Lewandowski.

Aos parlamentares, Zanin afirmou que não irá se comportar como um “subordinado” de Lula na Corte.

O advogado acrescentou, ainda, que posições democráticas estão acima de “quaisquer outros interesses”.

“Tive a honra de conversar com muitas lideranças, e bancadas e senadores e senadoras individualmente. Pude ouvir, aprender e ter a certeza de que posições democráticas estão acima de quaisquer outros interesses”, afirmou.

Durante a sabatina, Cristiano Zanin também foi questionado sobre diversos temas.

Cristiano Zanin Martins, de 47 anos, nasceu em Piracicaba, é formado em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) em 1999, é especialista em litígios estratégicos e decisivos, empresariais ou criminais, nacionais e transnacionais. Foi advogado do presidente Lula nos processos da Operação Lava-jato. Sua atuação resultou na anulação das condenações de Lula pelo STF.

Zanin citou a própria família e a origem italiana dos seus antepassados. Disse que nasceu e foi criado em Piracicaba e citou a mãe, professora e diretora de escola pública, e o pai advogado.

placar foi de 58 votos a 18. | Foto: Reprodução/TV Senado

Publicidade Vibe Limeira
Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade Vibe Limeira

Rock in Rio