As obras de recuperação das galerias de águas pluviais do antigo Mercado Modelo, no Centro.
Na região, dois piscinões estão sendo construídos para captar a água da chuva, o que vai evitar, em definitivo, alagamentos no local. Além disso, essa etapa antecede a reconstrução do Mercadão. O investimento é da ordem de R$ 24,5 milhões.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, atualmente, os trabalhos concentram-se na implantação de uma estrutura chamada cortina de estacas do reservatório de águas pluviais que ficará no estacionamento do mercadão. O serviço é uma fase preparatória para iniciar as escavações do futuro piscinão e reduz os impactos das obras nos prédios da região.
Depois de pronta, essa bacia de contenção poderá comportar 6 milhões de litros. A outra, na esquina entre as ruas Duque de Caxias e Barão de Campinas, terá 3,7 milhões de litros de capacidade. Dentro do cronograma de obras, também está prevista a execução da infraestrutura para o novo prédio do Mercado Modelo, com fundação e piso.
“Além de acabar com as enchentes ainda registradas nesse local, essa é uma obra fundamental para a futura reconstrução do Mercadão, em suas características arquitetônicas originais, mas contemplando aspectos mais modernos e outras melhorias”, declara o prefeito Mario Botion.