Barracão usado para o processo de troca de rótulos ficava no bairro de Santa Terezinha. Os envolvidos afirmaram que eram falsificadas 500 garrafas por dia no local.
Policiais do 10º Batalhão de Ações Especiais de Polícia (Baep) prenderam sete pessoas nesta sexta-feira (12) em Piracicaba, durante uma operação contra a falsificação de bebidas alcoólicas. A ação, realizada após uma denúncia anônima, levou à apreensão de 13.536 garrafas de cerveja falsificada em um barracão no bairro Santa Terezinha.
As equipes detiveram inicialmente três homens no barracão, flagrados no processo de falsificação de cerveja. Os suspeitos revelaram a localização de outros integrantes da operação ilícita. Em uma casa próxima, uma mulher e três homens foram presos com materiais usados na falsificação, conforme informado pelo Baep. A sétima pessoa foi detida mais tarde.
Todos os envolvidos no esquema vieram de outros estados do país. Segundo o Baep, o líder do grupo já havia sido preso no Rio de Janeiro por associação a uma facção criminosa local.
O grupo operava retirando rótulos de marcas mais baratas de cerveja para substituí-los por rótulos de marcas mais caras. Os produtos falsificados eram vendidos no interior e na capital de São Paulo. Os suspeitos informaram que falsificavam e vendiam cerca de 500 garrafas por dia.
Além das garrafas de cerveja, os policiais apreenderam 8.064 garrafas vazias, milhares de rótulos e tampas de marcas populares de cerveja, sete celulares e seis cadernos com registros contábeis relacionados à operação.
Todos os sete envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados ao Plantão Policial de Piracicaba.