A Polícia Civil de Capivari realiza uma operação na manhã desta terça-feira (5) contra uma quadrilha de roubos de carga envolvida em uma troca de tiros que terminou com um guarda municipal morto. O caso aconteceu em outubro de 2022.
A operação desta terça ainda está em andamento. Os agentes cumprem mandados de busca e apreensão e prisão contra essa quadrilha que seria envolvida em roubos de carga.
Até a última atualização desta reportagem sete homens e uma mulher tinham sido presos. Além disso, armas e um carro foram apreendidos.
Na ocorrência de 27 de outubro de 2022, os agentes da GCM localizaram os suspeitos de um roubo de carga em Itu (SP) na zona rural de Capivari. Eles tentaram abordar a quadrilha, mas foram recebidos com tiros de fuzis pelos assaltantes.
O guarda civil municipal José Carlos da Silva Perete foi um dos atingidos. Ele chegou a ficar internado por alguns dias, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
O motorista do caminhão foi localizado após ficar 36 horas sob o poder dos assaltantes e ser liberado.
A operação desta terça tem apoio da Delegacia Seccional de Piracicaba, do Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior (Deinter) 9, Serviço Aéreo Tático (SAT) e Guarda Municipal de Capivari.
Relembre o caso
Segundo a Polícia, o crime começou em Itu, quando um caminhão carregado com cigarros foi abordado e a carga roubada. O caminhão da transportadora foi deixado em Itu, mas a carga foi transferida para outro veículo, que acabou sendo encontrado na zona rural de Capivari.
As equipes da Guarda Municipal seguiam o caminhão, que seguiu para Capivari, para uma área rural próxima aos limites com Elias Fausto (SP) e Monte Mor (SP). A região de plantação de cana tem histórico de uso por assaltantes que atuam em roubos de carga.
Sabendo do histórico e ao observar a movimentação suspeita, três equipes de guardas, em três viaturas, seguiram o caminhão e mais um carro que o acompanhava. Em determinado ponto, eles foram recebidos com tiros de fuzis 556 e AK47, informou a corporação.