A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Civil de Limeira, realizou na tarde de quarta-feira (4), a doação de 244 armas não mais utilizadas pela GCM para 15 municípios de menor porte do Estado.
A doação é uma das opções legais para o destino de armas substituídas; a outra é a destruição do material. O ato ocorreu na sala de reuniões do gabinete do prefeito, e teve a presença de representantes das corporações dos municípios que receberam as armas.
Recentemente, a Prefeitura adquiriu 400 armas de melhor tecnologia para uso do efetivo da GCM. Secretário da pasta, Wagner Marchi explicou que as armas receberam manutenção antes de serem efetivadas as doações. Todo o trâmite burocrático para o procedimento de doação foi feito pela Secretaria de Segurança e Defesa Civil, e pelo secretário de Assuntos Jurídicos, Daniel de Campos.

De acordo com a legislação, o número de armas é limitado pelo número de efetivo e também por parâmetros populacionais. “Obedecemos rigorosamente este aspecto legal”, declarou Marchi. “Não podemos ficar com as armas que deixaram de ser utilizadas”, complementou.
Durante o ato, o prefeito enalteceu o trabalho da GCM. “É uma instituição que tem aprovação maciça da população pelos serviços que são executados, em complemento à obrigação do Estado de atender com as Polícias Civil e Militar”, afirmou Botion.

As armas foram doadas para os seguintes municípios:
- Mococa
- Cajuru
- Pinhalzinho
- Borborema
- Ibaté
- Laranjal Paulista
- Engenheiro Coelho
- Capivari
- Itupeva
- Socorro
- Lindoia
- Rio Grande da Serra
- Charqueada
- Serra Negra
- Monguanga.