Venda das entradas para os shows teve início às 10h. Polícia também foi acionada para conter tumultos durante a madrugada desta segunda (12).
O Procon-SP afirmou na tarde desta segunda-feira (12) que está emitindo notificações à empresa organizadora dos shows da cantora Taylor Swift, que acontecerão em novembro no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Paralelamente, a deputada federal Erika Hilton pediu ao Ministério Público de São Paulo que amplie o escopo da investigação já existente sobre shows de RBD comercializados pela Eventim para incluir a T4F, que vende os ingressos para a apresentação de Taylor Swift.
De acordo com uma análise preliminar das reclamações de consumidores registradas no site do Procon, os ingressos, que foram vendidos nesta segunda, teriam se esgotado em poucas horas nos canais oficiais, mas estariam sendo anunciados e vendidos em sites não oficiais a preços muito superiores.
“É essencial que os consumidores registrem suas reclamações em nosso site, porque elas geram as notificações para que as empresas expliquem seus procedimentos e ainda ajudam os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon-SP, a analisar e estudar formas de melhorar as relações de consumo, além, claro, do apoio na mediação de conflitos”, explica Rodrigo Tritapepe, diretor de Atendimento e Orientação do Procon-SP.
Segundo o órgão, a partir da notificação, a empresa organizadora tem um prazo para apresentar explicações e adotar medidas que solucionem os problemas apontados, de acordo com as regras do Código de Defesa do Consumidor.
“Tal procedimento faz parte do processo para uma eventual realização de ações fiscalizatórias, quando devidas e para melhor orientar os consumidores em eventuais outras medidas”, disse, em nota.
Em seu perfil no Twitter, Erika Hilton informou que, “após muitos pedidos”, pediu que o MP amplie o escopo da investigação já existente sobre o show da banda RBD comercializado pela Eventim, para que incluam o show da Taylor Swift e a T4F. “Há relatos de cambismo, casos de violência envolvendo cambistas e até suspeitas de serviços digitais voltados a ‘furar filas’ virtuais pra compra de ingressos”, afirmou a deputada.
“Tudo isso fere os direitos do consumidor, e se já há uma investigação do MP ocorrendo sobre o tema, cabe sua ampliação”, concluiu.
Confusão
Fãs de Taylor Swift se revoltaram ao saber que os ingressos para os shows da cantora em São Paulo estavam prestes a esgotar na bilheteria do Allianz Parque, na Zona Oeste da capital.
Quando os organizadores anunciaram que só havia entradas suficientes para as pessoas que estavam no primeiro bolsão da fila, um grupo de fãs começou a derrubar grades, numa tentativa de invadir a parte mais próxima dos guichês de venda.
Policiais militares e seguranças do local tiveram que intervir para conter o público. Os ingressos que se esgotaram são para os primeiros shows, não para o extra que foi anunciado nesta segunda.
Além de São Paulo, no Rio de Janeiro também houve confusão após fãs relatarem a presença de cambistas no local da venda de ingressos.
Os shows da “The Eras Tour” acontecerão nas seguintes cidades:
- 18 e 19 de novembro – Rio de Janeiro – Estádio Nilton Santos
- 24, 25 e 26 de novembro – São Paulo – Allianz Parque
A Organização do evento já anunciou shows extras.