InícioLimeiraProjeto “Semear é Cuidar” irá oferecer 50 mamografias a mulheres do campo...

Projeto “Semear é Cuidar” irá oferecer 50 mamografias a mulheres do campo em Limeira

O vice-prefeito Fabiano D’Andréa e a secretária de Meio Ambiente e Agricultura de Limeira, Antonieta Polatto, participaram ontem (7), na agência Sicredi, do lançamento do projeto “Semear é Cuidar”.

A iniciativa, voltada à prevenção do câncer de mama e à promoção do bem-estar das mulheres, irá oferecer 50 mamografias, e se for o caso, exames complementares às trabalhadoras do meio rural.

“As mulheres estão cada vez mais inseridas no sistema produtivo, nesse sentido, projetos que facilitam o acesso à saúde, sobretudo às trabalhadoras do campo, são muito importantes”, frisou Antonieta Polatto.

O projeto é voltado às mulheres a partir de 40 anos, que fizeram o último exame há pelo menos 12 meses e que são dependentes do Sistema Único de Saúde (SUS). A busca ativa das participantes ficará sob a responsabilidade do Sindicato Rural de Limeira. Já os exames serão realizados pela rede privada e, em caso de diagnóstico positivo, a Secretaria de Saúde fará a inserção das pacientes na Rede SUS.

Criado em 2023, o “Semear é Cuidar” já passou por 75 municípios paulistas. A realização é do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (Faesp), Sindicatos Rurais, Sebrae, ONG Orientavida/Pense Rosa, Semeadoras do Agro e Governo Estadual. Em Limeira, o projeto recebe apoio da Prefeitura de Limeira, por meio das secretarias de Saúde e de Meio Ambiente e Agricultura, e do Sicredi.

Foto: Filipe Pacheco

A vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro, Juliana Farah, explicou que o programa nasceu em razão da dificuldade que as mulheres da zona rural enfrentam para cuidar da saúde. “Constatamos que 86% delas não conseguiam fazer o exame de mamografia anualmente”, salientou.

Compareceram ao evento, a diretora da ONG Orientavida, Ana Eliza Angelieri, e a coordenadora Gimena Galván, Rosângela Piccin e Ricardo Poli (ambos do Sindicato Rural de Limeira), Adriana Menezes (Sindicato Rural de Itu), Maria Lúcia Ferreira (Sindicato Rural de Bananal), Juliana Chehouan e Débora de Paula Rodrigues – do Sebrae de Piracicaba, entre outros.

Por Lucivanio Nascimento


Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Publicidade Vibe Limeira
Jogue com Responsabilidade

Circuito Sertanejo