Rodrigo Manga prefeito de Sorocaba, um dos alvos da operação contra desvios na saúde, assumiu a prefeitura em 2021, depois de dois mandatos como vereador.
Em 2025, ele ganhou fama com vídeos chamativos, usando desinformação, que lhe renderam milhões de seguidores.
O prefeito de Sorocaba, Rodrigo Manga (Republicanos), um dos alvos da Operação Copia e Cola, que cumpre mandados de busca e apreensão em uma investigação de desvio de verba na área da Saúde nesta quinta-feira (10), assumiu a prefeitura em 2021, após vencer as eleições municipais de 2020, depois de dois mandatos como vereador na cidade.
Manga ficou conhecido nacionalmente depois de investir e viralizar com vídeos chamativos com tom de humor nas redes sociais, usando desinformação, que, inclusive, estão sendo questionados pelo Ministério Público, para falar da cidade – e destacar as obras de seu governo.
Com isso, ele ganhou milhões de seguidores nas redes sociais e o apelido de prefeito tiktoker.
Manga foi reeleito prefeito de Sorocaba no primeiro turno das eleições municipais de 2024, quando recebeu mais de 263 mil votos válidos, o que corresponde a 73,75%. O prefeito publicou nas redes sociais uma nota de agradecimento informando que foi a “maior votação para prefeito da história de Sorocaba”.
No entanto, a informação corresponde aos números brutos. Já na votação proporcional, o mais votado foi o ex-prefeito Vitor Lippi (PSDB), quando recebeu mais de 242 mil votos válidos em 2008, o equivalente a 79,35%.
Antes disso, Manga (apelido que vem de uma variação do sobrenome Maganhato) já ganhava destaque na TV e internet em Sorocaba. Ele era vendedor de veículos em uma rede de lojas no Centro da cidade e começou a ficar popular ao aparecer em vídeos anunciando os veículos. Manga também é formado em marketing.
Desde de janeiro deste ano, os vídeos do prefeito divulgando obras feitas pela sua gestão, sempre finalizando com a frase “vem morar em Sorocaba, vamos fazer a melhor cidade do Brasil para se viver”, ganharam milhões de visualizações nas redes sociais.
O bordão fez muitos influenciadores – e até empresas em campanhas na internet – usarem o assunto em alta para engajar nas redes sociais. No entanto, especialistas ouvidos pelo site g1 analisaram os discursos, que utilizam técnicas de marketing e desinformação, como uma “busca incessante por reconhecimento”.
Rodrigo Manga soma, até esta quinta-feira (10), quase 6 milhões de seguidores em duas redes sociais – 2,9 milhões no Instagram e 3 milhões no TikTok. Ele tem investido em publicações dos chamados “reels”, que são vídeos curtos e chamativos para engajar com o público na internet.
Uso de comissionados em vídeos
A TV TEM apurou que quatro servidores públicos, com salários até R$ 19 mil, fazem parte do grupo que trabalha para produzir vídeos para o prefeito de Sorocaba.
O Ministério Público está questionando os conteúdos considerados de desinformação e investiga possíveis informações falsas nas publicações. Um dos alvos da apuração é o uso da fórmula de um medicamento que seria implementado em um programa de emagrecimento para a população.
A atuação dos servidores também não consta como suas tarefas oficiais, já que, um deles, por exemplo, está nomeado na Secretaria de Habitação.
O conteúdo, que mostra obras e projetos do seu governo, não é postado nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Sorocaba, apenas nos perfis pessoais do chefe do Executivo.
Por Daniele Lemes