InícioCulturaTeatro do Engenho Central, em Piracicaba, recebe o espetáculo de flamenco "Caminos"

Teatro do Engenho Central, em Piracicaba, recebe o espetáculo de flamenco “Caminos”

Show da escola Alumbre, de Piracicaba, com expoentes internacionais da dança e da música flamenca, será realizado no próximo dia 3 de junho, às 20 horas; ingressos antecipados já estão à venda

Em comemoração aos seus cinco anos de existência, a Alumbre Escola de Flamenco, de Piracicaba (SP), apresenta no próximo dia 3 de junho (sábado), às 20 horas, o espetáculo “Caminos – Show de Flamenco ao Vivo”. Dividido em dois atos, o espetáculo de duas horas mostrará a origem dos ritmos flamencos na região da Andalucía, na Espanha, e posterior chegada ao continente americano, trazidos pelos muitos imigrantes que buscavam trabalho e melhores condições de vida, fugindo da fome, da guerra e de doenças. No novo continente, encontrando um caldo cultural diverso, o flamenco mistura-se, pois bebe em fontes distintas.

            Por meio dessa forma de expressão artística que existe há mais de 400 anos, os 40 integrantes do espetáculo contarão como as pessoas trilham diversos caminhos na vida. Tendo como diretora artística Nicoli Ayres, diretor musical, cante e guitarra Flávio Rodrigues, bailaor convidado Miguel Alonso, no violino Jacqueline Oliveira, no cante Fernando de Marília, guitarra Alex Penezzi e na percussão Gustavo Rosa, além das alunas da Alumbre Escola de Flamenco, o espetáculo será realizado no Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central, escolhido por sua arquitetura, qualidade e capacidade para abrigar um público estimado em 420 pessoas.

“Com música ao vivo, executada por percussionista, dois guitarristas e cantor de renome nacional e internacional, o espetáculo terá o privilégio de contar com a direção musical de Flávio Rodrigues, guitarrista flamenco hispano-brasileiro, com quase 30 anos de experiência profissional, que se tornou uma referência no panorama flamenco mundial”, antecipa a diretora artística do show Nicoli Ayres, fundadora da Alumbre, escola que já realizou outros espetáculos em Piracicaba: o “Palos”, em 2019; e o “Ilumine-se”, em 2021.

Segundo Nicoli, o flamenco é uma arte de origem popular e forte tradição familiar. “Assim como as modas caipiras, suas músicas contam a vida cotidiana, as alegrias e tristezas do amor, o sofrimento da solidão e da perda, a saudade da família. Por isso, a Alumbre em seus espetáculos, tem mostrado esses elementos que deram origem à riqueza do flamenco. No “Caminos”, abordaremos a origem dos ritmos flamencos e sua influência na cultura latino-americana, incluindo a brasileira, e desta no flamenco.”

Os ingressos para o novo espetáculo da Alumbre já podem ser reservados antecipadamente, enviando uma mensagem pelo WhatsApp da escola – (19) 9 9636 5553 -, no horário das 9 às 17 horas, de segunda-feira a sábado, solicitando a aquisição. O pagamento será via PIX.

Sobre a Alumbre

A Alumbre é a primeira e única escola dedicada exclusivamente ao ensino do flamenco em Piracicaba e região, contando com um grupo de 35 alunas, com idades entre 11 e 70 anos. Foi fundada em 2018 pela bailaora Nicoli Ayres, inspirada e incentivada pelos seus mestres flamencos da Espanha, e está localizada à Avenida Dr. Paulo de Moraes, 1777, no Centro de Piracicaba.

A Alumbre participa com frequência como escola convidada em eventos no município, como o PiraZen e o Dia Internacional da Saúde do Sest/Senat. Teve uma participação especial no Primeiro Festival Mundo Cigano no teatro Vitória, em Limeira (SP).

Sobre a bailaora Nicoli Ayres

A diretora e fundadora da Alumbre, a bailaora Nicoli Ayres, tem mais de 20 anos de experiência nessa arte, tendo iniciado sua formação no Brasil com grandes mestres e especializando-se na Espanha com expoentes do flamenco. Seu trabalho já foi apresentado em inúmeros espetáculos em teatros, feiras e eventos culturais. Reconhecida como maestra no Brasil, Nicoli é detentora da Medalha de Mérito Cultural Iris Ast – 2017, na modalidade Dança, outorgada pela Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo de Piracicaba.

Educadora física pela Universidade Metodista de Piracicaba, formada em 2013, Nicoli terminou seus estudos na Universidad de Sevilla. Logo após sua volta, integrou o elenco de profissionais do flamenco, atuando no Festival Internacional de Flamenco em São José dos Campos (SP). É frequentemente convidada a apresentar-se em outros espetáculos de flamenco em cidades que formam outros polos paulistas dessa arte.

            Desde muito cedo, Nicoli ministra aulas de flamenco para os níveis iniciante, básico, intermediário e avançado, alcançando diversas idades, pois acredita que o flamenco é democrático, cabendo em qualquer corpo, qualquer estatura e qualquer idade. Entre as alunas mais recentes da Alumbre está a estudante do ensino fundamental Ana Beatriz Ferrero, de 11 anos, que é surda e participará da abertura e do encerramento do espetáculo “Caminos”, provando que a arte não exclui ninguém interessado nessa dança.

Serviço do Espetáculo “Caminos”:

  • Data: 3 de junho de 2023 (sábado)
  • Horário: 20 horas
  • Local: Teatro Municipal Erotídes de Campos, no Engenho Central
  • Endereço: Avenida Maurice Allain, 454, no Parque do Engenho Central, Piracicaba
  • Valor do ingresso: R$ 55 para as compras antecipadas e R$ 110 no dia do espetáculo. Estudantes e idosos pagam meia entrada
  • Venda antecipada de ingressos: pelo WhatsApp da Alumbre Escola de Flamenco. O número é (19) 9 9636 5553
  • Informações adicionais: pelo Instagram @alumbreescoladeflamenco
Arte: Divulgação

Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade Vibe Limeira

Rock in Rio