InícioBrasilVacina de dengue: entenda por que Limeira ficou de fora da 1ª...

Vacina de dengue: entenda por que Limeira ficou de fora da 1ª lista para receber doses

As cidades da Região Metropolitana de Piracicaba ( RMP ) ficaram de fora da lista daquelas que vão receber a primeira remessa de vacinas contra dengue para a rede pública (SUS). O Ministério da Saúde anunciou nesta quinta-feira (25), os municípios que devem receber as primeiras doses do imunizante.

O órgão priorizou os municípios com:

  • Mais de 100 mil habitantes
  • Alta transmissão de dengue
  • Maior predominância do Sorotipo 2.

A Secretaria de Estado de Saúde de São Paulo informou que aguarda orientações do governo federal sobre a distribuição das vacinas.

O que diz o Ministério da Saúde

Diretor do Departamento de Imunização do ministério, Eder Gatti Fernandes afirmou, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (25), que o critério do sorotipo 2 se deve ao aumento importante dos casos dessa linhagem – o que serviu de alerta.

“A gente observou um predomínio recente do 1, mas observou que está tendo uma virada. Isso representa um sinal de cuidado porque, para algumas regiões, esse pode ser um sorotipo que embora a gente tenha um histórico de exposição, ele está voltando”.

O governo federal teve de estabelecer critérios para definir as cidades e o público-alvo por conta da quantidade de doses recebidas. A remessa é insuficiente para toda a população autorizada a ser vacinada.


Relacionados

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Publicidade Vibe Limeira

Rock in Rio